segunda-feira, 23 de setembro de 2013

GERINDO RISCOS

Parafraseando Chamon[1] (2008 pg. 240) embora o risco possua várias características, ainda assim é uma ferramenta excelente para uma gestão organizacional integrada sustentável, pois no momento da decisão é definido pela autora como “processos imersos nos valores e culturas humanos e não podem ser reduzidos a axiomas matemáticos sem que se percam essas dimensões”, isto é, por propiciar condições de prever riscos e minimizá-los, tornando-se positivo e negativo devido à possibilidade de erros, mas “não existem decisões erradas, mas decisões para as quais o tempo, o motivo e o momento não foram adequados”, mas é possível optar discernindo o factual e futuro da realidade.

Observe abaixo o Fluxograma de Gerenciamento de Riscos para os setor do SESMT que se encontra diretamente envolvido com a probabilidade da ocorrencia, lembrando que a Higiene Ocupacional é o direcionador para tal ação, já que conforme NR 9.1. determina o elaborar de procedimento de (PPRA) Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, estando intrinsecamente ligada aos levantamentos das várias atividades fins.





[1]  CHAMON. Edna Maria Querido de Oliveira, “GESTÃO INTEGRADA DE ORGANIZAÇÕES”, 1ª Edição, 2008, Rio de Janeiro – RJ, Editora: BRASPORT, 244p.
 L533s Leite, Ângela Maria Silva Oliveira et al. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em SGI - Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança & Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social) – Centro Universitário Senac – Campus Santos, Santos, 2010. CDD 658.403
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extintores e cores dos aneis

EXTINTORES E AS CORES DOS ANEIS Os anéis que se encontram nos extintores sao de extrema importância, pois através deles, detecta-se se ...