quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ANIVERSÁRIO DO "CERRADO"

Infelizmente concordo com o colega Adriano Gambarini em não comemorar, pois, diante de fatos não há argumentos, triste que diante de tanta evolução, ainda há tantos que por pouco vendem saúde, melhor qualidade de vida e permitem o assassinato da fauna e flora local, em prol do crescimento de alguns, conforme, abaixo:


"Hoje é dia do Cerrado, mas não vou comemorar"
Adriano Gambarini - 11/09/13

copyright Adriano Gambarini 01

Margem do Rio Parnaíba, MA. Fotos: Adriano Gambarini | Clique para ampliar
Acordei na Serra da Canastra. Pensei neste dia, em homenagem ao Cerrado. Ironicamente abro minha caixa postal e vejo um documento emitido por um responsável técnico dos órgãos ambientais, dando parecer positivo ao desmate de uma grande área de Cerrado do oeste mineiro. Ou melhor, o pouco que resta deste importante bioma naquela região. A explanação referente à área é tão chinfrim, para não dizer outro adjetivo mais ofensivo, que a frase sobre a fauna existente cita 4 ou 5 espécies, pasmem, vulneráveis ou ameaçadas, e finaliza com um simples 'etc'. Ou seja, a diversidade faunística do Cerrado, comprovadamente como uma das maiores do mundo, é resumida a três letras.

copyright Adriano Gambarini 02
Não há o que comemorar. Nestes últimos 3 meses viajei pelos Estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Mato Grosso e efetivamente o que vi foram áreas extensas cobertas com monocultura e pecuária. E como se não bastasse o regaço feito nos campos de cerrado e rupestres destes lugares, estão articulando mudanças nos fluxos dos rios para que a tão vangloriada (pelo governo) produção de grãos mato-grossense seja mais facilmente escoada para o outro lado do mundo.
De acordo com a WWF-Brasil, 40% do Cerrado brasileiro estão ocupados pela agropecuária, e ao todo, o bioma já perdeu mais da metade da vegetação original. E para piorar, menos de 3% desta savana brasileira estão protegidos de fato.

http://www.oeco.org.br/adriano-gambarini/27577-hoje-e-dia-do-cerrado-mas-nao-vou-comemorar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extintores e cores dos aneis

EXTINTORES E AS CORES DOS ANEIS Os anéis que se encontram nos extintores sao de extrema importância, pois através deles, detecta-se se ...