O objetivo do treinamento deve ser de adquirir novas habilidades ou modificação de comportamento, mas se é para a informação é chamado de ensino. O treinamento mais eficaz, segundo Doug Hess é:
- Treinamento: fornecer novas habilidades;
- Treinamento: deve ser divertido;
- Credibilidade: do instrutor;
- Formação: fornece comportamentos e habilidades, bem como confirma que as pessoas podem traduzir essas coisas em ação;
- Acompanhamento: formação, por si só, sem reforço e acompanhamento é quase inútil;
A maioria das empresas não entendem a diferença entre os cinco tipos de colocações sobre "treinamento", pois, não é um evento, é um processo, conforme exemplo fornecido por Doug Hess:
"Imagine visitar uma nova cidade. Você precisa encontrar um restaurante onde você e um amigo irá reconectar. Você pergunta o funcionário do hotel para as direções e ele lhe diz como chegar lá, curva a curva. Você entendeu tudo o que ele disse, e pode visualizar cada passo. Mas você realmente pode chegar ao restaurante? Agora imagine que o recepcionista lhe pediu para escrever cada passo para baixo. Será que isso ajuda? Agora imagine que, depois que você escreveu tudo, o funcionário pediu-lhe para repetir tudo de volta. Como está o seu nível de confiança agora?"
Segundo a Taxomania de Bloom, caracteriza a forma de avaliação da receptividade dos treinamentos, a partir de seis niveis cognitivos, conforme: Síntese, Evolução, Analise, Aplicação, Compreensão e Conhecimento.
Fonte: http://avillage.web.virginia.edu/iaas/assess/process/plan.shtm
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