sexta-feira, 28 de abril de 2017

VIDA, CORPO HUMANO & INTERDISCIPLINARIDADES

VIDA, CORPO HUMANO & INTERDISCIPLINARIDADE

      Dentro do conceito da nova abordagem de ensino das várias fases da idade relacionadas a educação infantil, torna-se muito importante ao ministrante compreender o conceito do termo vida e sua relação com o corpo humano, no entanto qual a definição do termo "VIDA"? 

     Vida é o estado de atividade incessante comum aos seres organizados, bem como o período que decorre entre o nascimento e a morte. Mas ainda há outros conceitos a serem observados como a vida como extensão entre o tempo de existência ou funcionamento de alguma coisa, atente-se par alguns significados da relação conceitual do termo VIDA, conforme: 
  • Vida boa: é uma vida ociosa, sem trabalho ou bastante proveitosa; 
  • Vida social: são todas as manifestações provenientes das relações entre os seres humanos; 
  • Vida orgânica: é o conjunto das funções vitais; 
  • Vida de cão: é uma vida penosa, dura, trabalhosa, de maus tratos ou miserável; 
  • Vida pública: é o exercício de qualquer cargo ou funções ligadas aos interesses do Estado ou da coletividade; 
  • Vida latente: é a vida do órgão vegetal que, estando vivo, não apresenta manifestação de vida, abordando como exemplo as sementes maduras são órgãos com vida latente; 
  • Vida eterna: é a existência espiritual depois da morte; 
  • Vida unitiva: em Teologia, é a vida de perpétua união com Deus; 
  • Danado da vida: é estar furioso, zangado, indignado, lembrando que o vocabulo "Danado", segundo ao dicionario quer dizer: condenado ao inferno ou "rel que ou aquele que foi condenado às penas do inferno" e/ou maldito
  • Toda a vida: é uma expressão que indica ir na mesma direção, no mesmo caminho, sem se desviar.
Compreendendo as várias fases da vida humana: O ser humano como os outros seres vivos nascem, crescem e desenvolvem, tornam-se adultos, envelhecem e morrem, sendo assim um processo contínuo, cuja experiências positivas ou negativas compõe o viver.
Iniciando a vida: Inicio ocorre ao unir o espermatozóide a um óvulo no interior do corpo da mulher, após alguns dias torna-se num embrião fixado ao útero materno, após nove meses se transforma, passando por muitas mudanças, cresce formando a estrutura corporal humana como conhecemos. Embora haja muitas diferenças entre a igreja e a ciência, no que tange ao se considerar ser vivo, mas em suma a vida humana inicia-se então com a formação do embrião, passando a feto na idade de três meses, daí por diante ocorre apenas o amadurecer dos órgãos até que se alcance peso, estatura, que se refere a (40) semanas até o nascer do bebe, conforme a contagem da gestação:
·         Primeiro trimestre: até o fim da 12.ª semana de gravidez, fase do começo da gestação, do sono, dos enjoos;
·         Segundo trimestre: do início da 13.ª semana até o fim da 28.ª fase que costuma ser ótima boa para fazer compras, sexualidade e até viagens.
·         Terceiro trimestre: a partir da 29.ª semana de gravidez a mulher apresenta inchaços e fica mais pesada.
Quando o bebê nasce, inicia-se uma nova etapa da vida humana.

       Creio que deva ser importante ressaltar as importancias das descobertas do viver, das experiencias que ocorrerão, das dificuldades, dos perigos e riscos, das responsabilidades já desta fase de vida, logo destaca-se a importancia da disciplinaridade entre a vida & corpo humano, com a Segurança do Trabalho, a pontando os perigos e riscos inerentes ao viver desta fase, nos vários cenarios; bem como da importancia da Enfermagem pelo levantar dos cuidados ao ser nas várias fases do viver; ainda da importancia da Nutrição pela correta alimentação que é necessário a todo ser nas variadas fases do viver; o Meio Ambiente e a importancia do conhecer do desenvolvimento nos vários cenários e a contribuição em prol da sustentabilidade desde a mais tenra idade, apresentando as responsabilidades de cada ser com o meio em que se vive.

ATIVIDADES;

  • ·         Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
  • ·         Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
  • ·          Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?), etc;
  • ·         Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
  • ·         Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
  • ·         Elaborar frases/textos sobre o corpo humano;
  • ·         Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
  • ·          Leitura de histórias;
  • ·         Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
  • ·         Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;
  • ·         Desenhar o contorno das mãozinhas;
  • ·         Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis,etc);
  • ·         Confecção de gráficos para altura, peso e tamanho dos pés ;
  • ·         Confecção de boneco de jornal;


Observe as atividades referente a partes do corpo  





https://youtu.be/4FJumGblHaI




consulta:
https://www.significados.com.br/vida/
https://www.google.com.br/search?q=defini%C3%A7%C3%A3o+danado&rlz=1C1CAFB_enBR713BR715&oq=defini%C3%A7%C3%A3o+danado&aqs=chrome..69i57.5922j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8; 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22388;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCBNw6HNOGn-IyMoHq84TEUdc-c3BBgOdB70mX5Ci914tDl050HdJ2mPb1c9DeLmczsZejOPJO_QWYa7YS3qezYmQ1A0c-80bQeS8b8qCya6uLgxUnQ-rZdEiuOjny2Ewsa3MZ2oj4saU/s1600/MEU%252BCORPO%252B%2525C3%252589%252BASSIM%252B001.jpg;
http://www.smartkids.com.br/content/coloring_pages/images/1662/thumb/bebe-dentro-da-barriga.png;
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/9f/36/1d/9f361de4b27dafeda85ed00d548b32be.jpg;
http://novotempo.com/ntkids/files/2015/07/Colorir-Crian%C3%A7as-brincando.png;
https://educadorjb.blogspot.com.br/2015/08/atividades-corpo-humano-ed.html;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extintores e cores dos aneis

EXTINTORES E AS CORES DOS ANEIS Os anéis que se encontram nos extintores sao de extrema importância, pois através deles, detecta-se se ...