Dentro do conceito da nova abordagem de ensino das várias fases da idade relacionadas a educação infantil, torna-se muito importante ao ministrante compreender o conceito do termo vida e sua relação com o corpo humano, no entanto qual a definição do termo "VIDA"?
Vida é o estado de atividade incessante comum aos seres organizados, bem como o período que decorre entre o nascimento e a morte. Mas ainda há outros conceitos a serem observados como a vida como extensão entre o tempo de existência ou funcionamento de alguma coisa, atente-se par alguns significados da relação conceitual do termo VIDA, conforme:
- Vida boa: é uma vida ociosa, sem trabalho ou bastante proveitosa;
- Vida social: são todas as manifestações provenientes das relações entre os seres humanos;
- Vida orgânica: é o conjunto das funções vitais;
- Vida de cão: é uma vida penosa, dura, trabalhosa, de maus tratos ou miserável;
- Vida pública: é o exercício de qualquer cargo ou funções ligadas aos interesses do Estado ou da coletividade;
- Vida latente: é a vida do órgão vegetal que, estando vivo, não apresenta manifestação de vida, abordando como exemplo as sementes maduras são órgãos com vida latente;
- Vida eterna: é a existência espiritual depois da morte;
- Vida unitiva: em Teologia, é a vida de perpétua união com Deus;
- Danado da vida: é estar furioso, zangado, indignado, lembrando que o vocabulo "Danado", segundo ao dicionario quer dizer: condenado ao inferno ou "rel que ou aquele que foi condenado às penas do inferno" e/ou maldito;
- Toda a vida: é uma expressão que indica ir na mesma direção, no mesmo caminho, sem se desviar.
Compreendendo as várias fases da vida humana: O ser
humano como os outros seres vivos nascem, crescem e desenvolvem, tornam-se
adultos, envelhecem e morrem, sendo assim um processo contínuo, cuja experiências
positivas ou negativas compõe o viver.
Iniciando a vida: Inicio ocorre ao unir o
espermatozóide a um óvulo no interior do corpo da mulher, após alguns dias
torna-se num embrião fixado ao útero materno, após nove meses se transforma,
passando por muitas mudanças, cresce formando a estrutura corporal humana como conhecemos.
Embora haja muitas diferenças entre a igreja e a ciência, no que tange ao se
considerar ser vivo, mas em suma a vida humana inicia-se então com a formação
do embrião, passando a feto na idade de três meses, daí por diante ocorre
apenas o amadurecer dos órgãos até que se alcance peso, estatura, que se refere
a (40) semanas até o nascer do bebe, conforme a contagem da gestação:
·
Primeiro trimestre: até o fim da 12.ª
semana de gravidez, fase do começo da gestação, do sono, dos enjoos;
·
Segundo trimestre: do início da 13.ª
semana até o fim da 28.ª fase que costuma ser ótima boa para fazer compras, sexualidade e até viagens.
·
Terceiro trimestre: a partir da 29.ª
semana de gravidez a mulher apresenta inchaços e fica mais pesada.
Quando o bebê nasce, inicia-se uma nova etapa da
vida humana.
Creio que deva ser importante ressaltar as importancias das descobertas do viver, das experiencias que ocorrerão, das dificuldades, dos perigos e riscos, das responsabilidades já desta fase de vida, logo destaca-se a importancia da disciplinaridade entre a vida & corpo humano, com a Segurança do Trabalho, a pontando os perigos e riscos inerentes ao viver desta fase, nos vários cenarios; bem como da importancia da Enfermagem pelo levantar dos cuidados ao ser nas várias fases do viver; ainda da importancia da Nutrição pela correta alimentação que é necessário a todo ser nas variadas fases do viver; o Meio Ambiente e a importancia do conhecer do desenvolvimento nos vários cenários e a contribuição em prol da sustentabilidade desde a mais tenra idade, apresentando as responsabilidades de cada ser com o meio em que se vive.
ATIVIDADES;
ATIVIDADES;
- · Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
- · Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
- · Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?), etc;
- · Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
- · Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
- · Elaborar frases/textos sobre o corpo humano;
- · Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
- · Leitura de histórias;
- · Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
- · Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;
- · Desenhar o contorno das mãozinhas;
- · Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis,etc);
- · Confecção de gráficos para altura, peso e tamanho dos pés ;
- · Confecção de boneco de jornal;
Observe as atividades referente a partes do corpo
https://youtu.be/4FJumGblHaI
consulta:
https://www.significados.com.br/vida/
https://www.google.com.br/search?q=defini%C3%A7%C3%A3o+danado&rlz=1C1CAFB_enBR713BR715&oq=defini%C3%A7%C3%A3o+danado&aqs=chrome..69i57.5922j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8;
http://www.infoescola.com/embriologia/desenvolvimento-embrionario-humano/;
http://www.mundovestibular.com.br/articles/383/1/DESENVOLVIMENTO-EMBRIONARIO-HUMANO/Paacutegina1.html;
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22388;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCBNw6HNOGn-IyMoHq84TEUdc-c3BBgOdB70mX5Ci914tDl050HdJ2mPb1c9DeLmczsZejOPJO_QWYa7YS3qezYmQ1A0c-80bQeS8b8qCya6uLgxUnQ-rZdEiuOjny2Ewsa3MZ2oj4saU/s1600/MEU%252BCORPO%252B%2525C3%252589%252BASSIM%252B001.jpg;
http://www.smartkids.com.br/content/coloring_pages/images/1662/thumb/bebe-dentro-da-barriga.png;
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/9f/36/1d/9f361de4b27dafeda85ed00d548b32be.jpg;
http://novotempo.com/ntkids/files/2015/07/Colorir-Crian%C3%A7as-brincando.png;
https://educadorjb.blogspot.com.br/2015/08/atividades-corpo-humano-ed.html;
https://educadorjb.blogspot.com.br/2015/08/atividades-corpo-humano-ed.html;
Nenhum comentário:
Postar um comentário