IDENTIDADE E A HISTORIA DA VIDA & SEGURANÇA DO TRABALHO
Para a constituição da identidade da criança é fundamental, a presença
do facilitador da área de Segurança do Trabalho, pois ele tem em mãos alguns
elementos que pode contribuir para o universo infantil, capaz de trazer à tona certas
vivências, que contribuirão com a formação dos sujeitos em questão, de forma
prazerosa e divertida. Segundo Vygotsky (1989) as zonas de desenvolvimento
proximal e real, necessário é compreender que o foco sensível na criança possibilitará
ao técnico em segurança do trabalho em agir na zona de desenvolvimento próximo,
ou seja, no lugar onde se concentram conceitos ou ações que a criança consegue
realizar com o auxilio da experiência do técnico, tornando estes conhecimentos
reais na zona de desenvolvimento real diante deste conceito, conclui-se que a
criança aprende e se desenvolve, com sequentes desenvolvimentos.
Contemplando os aspectos do desenvolvimento infantil a estratégia a ser
utilizada pode ser a criação enriquecida e criativa, através das brincadeiras para
viabilizar à criança o desenvolver-se nos aspectos cognitivos, sociais e também
afetivo-emocionais, uma vez que a atividade lúdica possibilita aos pequenos
viver e reviver conflitos, expressar-se livremente e liberar tensões e emoções,
ainda é possível conceber, por meio da atividade.
Estando atento o facilitador Técnico em Segurança do Trabalho, Meio
Ambiente, Enfermagem, Nutrição, Química e etc., é possível promover
intervenções vitais no cotidiano da sala de aula, extensivo ao desenvolvimento
integral das crianças. Ao Técnico em Segurança do Trabalho cabe orientar de maneira a prevenir, possíveis situações que sejam agravantes para o futuro da criança, tanto para si mesmo, quanto para ao convívio familiar, comunidade escolar e sociedade em que está inserido.
Assim
Concordo com a colocação conforme o link nº 1, que a construção
da identidade é um processo permanente, que se inicia ao nascer, elemento rico
e importante, pois permite que construa a consciência de quem é, sua origem e
fatos de sua vivência compreendendo e construindo sua realidade, como parte
integrante da sociedade. Assim tende a levar as crianças a perceberem-se como
indivíduos, a situarem-se nos diversos ambientes, a aprenderem a diferenciar
seus gostos e opiniões e progressivamente a compreender e respeitar a
existência do outro. Não há como negar o “EU” sem que se fale de “NÓS”, partindo
do principio que se molda nos limites de outras referências às relações junto aos
demais.
As crianças passarão parte de sua vida no ambiente escolar, assim tudo devem
estar preparados para oferecer a estas crianças o caminho, experiências,
informações que estimulem um processo rico para a formação do seu caráter, pois
será o futuro desta nação.
Por conseguinte é vital fazer com que a criança descubra o seu EU no Universo do NOS, pois ao perceber a importância de sua existência surgirá a valoração do viver, por conseguinte cabe ao Técnico em Segurança do Trabalho falar-lhes sobre o valor do viver, a importância de cada um para seus familiares, a importância da contribuição deles para o meio ambiente, a criança se formará como ser de maneira consciente, responsável e participante, após o empoderamento "Eu Sou Único", não há ninguém como Eu.
METODOLOGIA
DO EU
Compor um circulo com as crianças. Apresentar uma caixa, com tampa,
decorada da maneira que achar mais atraente a seus alunos e dentro de suas
possibilidades, pode ser caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer
outro artigo que tenha consumido, ou até mesmo um pequeno baú com um espelho
colado ao fundo.
Facilitador fala: dentro dela tem o que existe de mais precioso, de
mais importante, um verdadeiro tesouro e
propõe, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa,
ver qual é este tesouro e manter segredo, lembre-se um a um deve olhar e voltar
ao lugar sem poder contar o que viu. No momento em que a criança for olhar o
tesouro verá refletida sua própria imagem, atente o facilitador para cada reação
individual ao deparar-se com a própria imagem. Provoque dizendo: Qual será este
tesouro?
Mantenha o suspense, o silencio e pergunte: O que vocês viram dentro da
caixa? Descobriram o tesouro? Cada resposta dos alunos deve ser aproveitada
para orienta-los quando necessário, deve fluir até o ponto em que o Facilitador
perceba que os alunos perceberam que eles são o tesouro, por isso não poderiam
contar o segredo, pois todos são únicos, ninguém é igual a ninguém.
METODOLOGIA
DO NOS
Colocar os alunos em círculo, sentados de forma confortável, provocar os
alunos para que observem seus próprios corpos e façam comparações, tais como:
·
Altura
do outro?
·
Cor
dos cabelos e as diferenças?
·
Cor
da pele?
·
Cor
dos olhos?
·
Sexo?
ATIVIDADE
Consultar:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgA3gkMK9hPvWq14syp2dtUe6RcFjXJqdyUrm9uo1-snIaclA7VTVPv_sOTXSTS8HMPE4mPb2kOd4seG6rGhA3xzSPmNBFnzglt9-2kTTvfAhliB1e9X84nv8wiFN2SRdNf36jzz6zPj2w8/s1600/atividade-identidade-auto-retrato-recorte-colagem-eu-sou-assim+%25281%2529.jpg;
http://www.colorir.blog.br/imagens/desenhos-imagens-de-rostos-para-colorir-54.jpg
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade
Escolar. In: VYGOTSKY, L. S. ; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem,
desenvolvimento e aprendizagem . Tradução de Maria da Penha Villalobos, São
Paulo: Ícone, 2001.
historia de vida
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