sexta-feira, 28 de abril de 2017

IDENTIDADE E A HISTORIA DA VIDA & SEGURANÇA DO TRABALHO


IDENTIDADE E A HISTORIA DA VIDA & SEGURANÇA DO TRABALHO

Para a constituição da identidade da criança é fundamental, a presença do facilitador da área de Segurança do Trabalho, pois ele tem em mãos alguns elementos que pode contribuir para o universo infantil, capaz de trazer à tona certas vivências, que contribuirão com a formação dos sujeitos em questão, de forma prazerosa e divertida. Segundo Vygotsky (1989) as zonas de desenvolvimento proximal e real, necessário é compreender que o foco sensível na criança possibilitará ao técnico em segurança do trabalho em agir na zona de desenvolvimento próximo, ou seja, no lugar onde se concentram conceitos ou ações que a criança consegue realizar com o auxilio da experiência do técnico, tornando estes conhecimentos reais na zona de desenvolvimento real diante deste conceito, conclui-se que a criança aprende e se desenvolve, com sequentes desenvolvimentos.
Contemplando os aspectos do desenvolvimento infantil a estratégia a ser utilizada pode ser a criação enriquecida e criativa, através das brincadeiras para viabilizar à criança o desenvolver-se nos aspectos cognitivos, sociais e também afetivo-emocionais, uma vez que a atividade lúdica possibilita aos pequenos viver e reviver conflitos, expressar-se livremente e liberar tensões e emoções, ainda é possível conceber, por meio da atividade.
Estando atento o facilitador Técnico em Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Enfermagem, Nutrição, Química e etc., é possível promover intervenções vitais no cotidiano da sala de aula, extensivo ao desenvolvimento integral das crianças. Ao Técnico em Segurança do Trabalho cabe orientar de maneira a prevenir, possíveis situações que sejam agravantes para o futuro da criança, tanto para si mesmo, quanto para ao convívio familiar, comunidade escolar e sociedade em que está inserido.

Assim

Concordo com a colocação conforme o link nº 1, que a construção da identidade é um processo permanente, que se inicia ao nascer, elemento rico e importante, pois permite que construa a consciência de quem é, sua origem e fatos de sua vivência compreendendo e construindo sua realidade, como parte integrante da sociedade. Assim tende a levar as crianças a perceberem-se como indivíduos, a situarem-se nos diversos ambientes, a aprenderem a diferenciar seus gostos e opiniões e progressivamente a compreender e respeitar a existência do outro. Não há como negar o “EU” sem que se fale de “NÓS”, partindo do principio que se molda nos limites de outras referências às relações junto aos demais.
As crianças passarão parte de sua vida no ambiente escolar, assim tudo devem estar preparados para oferecer a estas crianças o caminho, experiências, informações que estimulem um processo rico para a formação do seu caráter, pois será o futuro desta nação.
Por conseguinte é vital fazer com que a criança descubra o seu EU no Universo do NOS, pois ao perceber a importância de sua existência surgirá a valoração do viver, por conseguinte cabe ao Técnico em Segurança do Trabalho falar-lhes sobre o valor do viver, a importância de cada um para seus familiares, a importância da contribuição deles para o meio ambiente, a criança se formará como ser de maneira consciente, responsável e participante, após o empoderamento "Eu Sou Único", não há ninguém como Eu.

METODOLOGIA DO EU

Compor um circulo com as crianças. Apresentar uma caixa, com tampa, decorada da maneira que achar mais atraente a seus alunos e dentro de suas possibilidades, pode ser caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha consumido, ou até mesmo um pequeno baú com um espelho colado ao fundo.
Facilitador fala: dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais  importante, um verdadeiro tesouro e propõe, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo, lembre-se um a um deve olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem, atente o facilitador para cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. Provoque dizendo: Qual será este tesouro?
Mantenha o suspense, o silencio e pergunte: O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro? Cada resposta dos alunos deve ser aproveitada para orienta-los quando necessário, deve fluir até o ponto em que o Facilitador perceba que os alunos perceberam que eles são o tesouro, por isso não poderiam contar o segredo, pois todos são únicos, ninguém é igual a ninguém.

METODOLOGIA DO NOS

Colocar os alunos em círculo, sentados de forma confortável, provocar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam comparações, tais como:
·         Altura do outro?
·         Cor dos cabelos e as diferenças?
·         Cor da pele?
·         Cor dos olhos?
·         Sexo?

ATIVIDADE










Consultar:
      https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgA3gkMK9hPvWq14syp2dtUe6RcFjXJqdyUrm9uo1-snIaclA7VTVPv_sOTXSTS8HMPE4mPb2kOd4seG6rGhA3xzSPmNBFnzglt9-2kTTvfAhliB1e9X84nv8wiFN2SRdNf36jzz6zPj2w8/s1600/atividade-identidade-auto-retrato-recorte-colagem-eu-sou-assim+%25281%2529.jpg; 
      http://www.colorir.blog.br/imagens/desenhos-imagens-de-rostos-para-colorir-54.jpg


VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: VYGOTSKY, L. S. ; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem . Tradução de Maria da Penha Villalobos, São Paulo: Ícone, 2001.


historia de vida

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